Comentários sobre os textos “Charge: uma prática discursiva e ideológica”. e “A charge como manifestação ideológica”

Abaixo destaco e exponho alguns pensamentos críticos sobre os conceitos e ideias apresentados por  Rozinaldo Antonio Miani em seu estudo intitulado de “Charge: uma prática discursiva e ideológica” e o texto “A charge como manifestação ideológica” de Olga Moreira de Souza.

Sendo muitas vezes confundidas com a caricatura, as charges surgiram para criticar o que incomodava a população ou seu criador, sem perder seu senso de humor, muitas vezes ironizando a nossa própria situação.

Se enquanto a caricatura serve para ressaltar de forma exagerada características físicas de determinadas pessoas a charge crítica, indigna-se e demonstra insatisfação em diversas esferas sociais. Ela mostra os fatos  sempre dentro de um contexto, seja ele econômico, politico, cultural. Se não houver este angulo definido ela não terá efeito, perdendo seu poder de comunicação.

O caráter social da charge deve-se principalmente ao fato de que ela é vista como um signo, por abranger  grande fatia da população. A charge chega sem ruido ao leitor, isto é, sem que haja interferência e alteração no significado que o autor quer passar, somente se o leitor e o criador estarem cientes dos acontecidos ao qual a charge se refere.

É claro a faceta ideológica que a charge assume hoje em revistas e jornais. Utilizando comumente a intertextualidade para expressar sua mensagem, ela conta acontecimentos marcantes de uma época e através da visão de quem a cria, sendo então consideradas documentos da história.

Não existe charge sem conteúdo ideológico, toda expressão é a expressão de um ponto de vista e o estudo de um fato ou época se dará ainda mais completo se considerarmos o que os chargistas dizem a respeito, pois o que ele expõe diz muito sobre nós mesmos e sobre o mundo em que vivemos.

RENATA BELLO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s