Comentários sobre o texto “A Charge como manifestação ideológica”

Há diversos tipos de assuntos que permitem para o autor uma forma mais dinâmica na produção de um texto. No texto, A Charge como Manifestação ideológica, a autora descreve a charge jornalística como um texto visual que possui humor, porém, que possui a responsabilidade na maioria das vezes de tratar de assuntos políticos ou então criticando algo.

A charge possui características únicas em relação ao seu modo de ser produzida, a codificação visual, por exemplo, é algo prioritário em qualquer uma delas, por isso o motivo do autor ter a obrigação de ter total conhecimento sobre o fato que será relatado para poder escolher a melhor forma de traduzir aquilo em uma imagem que transmita humor.

É preciso estar em comum com a ideologia dos outros textos publicados no jornal, sendo a charge assim um texto apresentado para o leitor de mais maneira mais prática, aonde ele terá que captar o que realmente se quer dizer através daquele humor. Talvez algo que não estivesse nas linhas escritas dos outros textos do jornal. A autora sintetiza que o principal objetivo da charge é implantar a sua ideologia no intelecto do leitor e estimulá-lo a invadir todas as outras partes do jornal com sua leitura. .

Em ano de eleição, no qual estamos agora, é possível perceber com mais exatidão as críticas que cada jornal faz sobre cada candidato. Cada qual  utilizando de todos os textos envolvidos em um jornal, principalmente as charges, para disseminar seus próprios pontos de vista de acordo com seus interesses. Foi possível perceber isso também nas manifestações de 2013.

 

Maria Alliny

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s