Resenha sobre o Artigo: Com a palavra, a Charge: Entre o jornalismo, a política e a arte

  O artigo  “Com a palavra, a charge: entre o Jornalismo, a política e arte” dos autores Cynthia Morgana, Fabricia Durieux e Sergio luiz, explora as diversas diretrizes que o jornalismo costuma ter em meio a sua produção. A análise de um texto jornalístico, como a charge, possibilita o entendimento de tudo que requer sentido na composição da mesma.

  Em primeira instância, o jornalismo sempre carregará a ideologia daquele que irá o produzir. Tendo a obrigação de noticiar os fatos, de repassar as informações. Acontece que de acordo com suas crenças, apoios políticos, conflitos sociais, concepções estéticas, uma mesma notícia pode ser relatada de maneiras diferentes de acordo com o jornal que irá publicá-la, dotada de diversos sentidos de acordo com o seu contexto.

O artigo dá ênfase na importância que a linguagem exerce para qualquer tipo de comunicação social, ela produz sentido e interfere diretamente na sociedade. A palavra encontra-se sempre em constante movimento, ela carrega consigo todo um período histórico de significados, porém, ela sempre irá adquirir um caráter diferente dependendo de quem a usa e de como a usa.

A charge jornalística, por sua vez, estará inserida em um contexto que exigirá do leitor uma interpretação que vá além da imagem que é mostrada, levando em conta a presente carga ideológica e o Humor, características indispensável em qualquer manifestação chargística. Passando desde o artístico até o político, os principais temas sociais são abordados e apresentados ao leitor para suas próprias conclusões.

O Artigo, ao meu ver, caracterizou bem a função dos sentidos da linguagem em uma produção jornalística, e no quanto somos influenciados ideologicamente por quem a produz. E a charge se encontra como um dos meios que mais desperta a atenção e curiosidade do leitor, sendo um ótimo tipo de discurso para se transmitir aquilo que defende de uma maneira mais artística.

 

Maria Alliny

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s